A comunidade urbana de Grand Reims (região de Champagne, na França) escolheu a Iveco Bus para estudo, dimensionamento, fornecimento e comissionamento de seu sistema de transporte elétrico, como parte de seu projeto de BRT com zero emissão. Com isso, serão 20 ônibus articulados elétrico, do modelo GX 437 ELEC LINIUM BRT, com a opção para nove veículos adicionais. Os veículos serão colocados em operação na linha “les Sacres” no outono de 2025.
O futuro sistema de transporte terá duas linhas, sendo uma conectando o futuro campus da NEOMA Business School/ESAD no emergente distrito de Port Colbert e a Universidade de Reims Champagne Ardenne – Moulin de la Housse, passando pela estação central de Reims e a linha “les Sacres”, um dos principais eixos do centro da cidade em completa remodelação; e outra que liga a estação central de Reims à cidade de Cormontreuil, passando pelo distrito de Châtillons, que será requalificado no âmbito da renovação urbana.
De acordo com a Iveco, as vinte unidades de seu modelo terão 18 metros, serão espaçosos e confortáveis, capazes de acomodar até 142 pessoas. Dentre suas características, destaque para o salão de passageiros, com uma área bem iluminada pelas grandes superfícies de vidro e articulações translúcidas, deixando muito espaço para a luz natural.
A iluminação, em LED colorida, permite uma variação de cores em seu interior, que terá telas de informações e portas USB para os passageiros. Os veículos terão um sistema de câmeras substituindo os tradicionais espelhos retrovisores externos.
Giorgio Zino, head de Operações Comerciais da Iveco Bus na Europa, ressaltou que a fabricante “está muito satisfeita com a escolha de Grand Reims, que posiciona claramente a marca como um parceiro de referência, tanto pela relevância da sua oferta em termos de ônibus de alto nível, como pela experiência em eletromobilidade. “Estamos convencidos de que os passageiros e a população apreciarão o conforto destes veículos, oferecendo um ambiente mais respeitoso e silencioso”, comentou.
A instalação de uma infraestrutura de recarga elétrica será implantada pela Mobility, com a instalação de 32 pontos de carregamento, correspondendo à capacidade de longo prazo do pátio de Huet para acomodar veículos elétricos. O desafio é criar uma infraestrutura de carregamento que seja fácil de usar para o operador e capaz de suportar mudanças de rede ao longo do tempo.
Imagem – Ilustrativa
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