Num olhar mais atento sobre as condições de preservação e manutenção das rodovias brasileiras, a CNT apresenta um novo levantamento que aborda mais de 111 mil quilômetros em várias partes do País.
Numa visão mais completa, o Brasil conta com 1.720.909 quilômetros de malha rodoviária, sendo pouco mais de 157.300 km planejadas, 213.500 km pavimentados e 1.350.100 km sem pavimento, algo significativo para um país que tem na sua base de deslocamento de pessoas e cargas as estradas.
Um dado interessante quanto a sua aplicabilidade e uso refere-se ao fato de que em 10 anos (entre 2013 e 2023) a extensão do pavimento deu um salto de, apenas, 2,2%, enquanto que a frota de veículos cresceu 46,1% nesse período (de 81.600.729 para 119.227.657 unidades). Bruno Batista, diretor-executivo da CNT, comentou que esse aspecto é uma oportunidade para a ampliação do sistema rodoviário brasileiro para atender as demandas encontradas em toda a cadeia transportadora que usa as estradas. “O Brasil precisa de uma eficiência em sua logística que depende de um bom sistema rodoviário. A segurança viária é tema fundamental para prover viagens mais seguras. E por fim, a competitividade econômica do País está ligada, diretamente, com a evolução do sistema”, observou Batista.
Com a nova Pesquisa CNT de Rodovias (já, em sua 27ª edição), a entidade representativa tem o objetivo de saber das características e avaliar a qualidade das rodovias pavimentadas para poder responder sobre as demandas operacionais existentes no mercado do transporte. “Temos objetivos específicos, com os dados servindo para o planejamento de rotas para as empresas transportadoras, melhorar o desempenho do sistema e da segurança dos usuários, subsidiar estudos, identificar as deficiências e os pontos críticos a fim de contribuir com solução dos problemas e, também, constituir como fonte de referência no setor”, explicou Batista.
A CNT ressalta que seu levantamento é o mais abrangente e atualizado da malha rodoviária do Brasil, em que são avaliadas as condições dos diversos elementos que a constituem – em um total de 22 variáveis, nas categorias de pavimento, sinalização e geometria da via. Ainda, segundo ela, a relevância da Pesquisa decorre da abrangência da coleta de campo, da sua representatividade e da sua consistência metodológica que, ao longo dos anos, permite a comparação dos dados em uma série histórica e a análise de como os investimentos e as intervenções impactam a qualidade da infraestrutura.
As informações foram obtidas a partir de levantamento de campo realizado por 24 equipes ao longo de 30 dias (de 24/6/2024 a 23/7/2024), sendo que a coleta foi realizada de forma 100% digital, com o uso de novas tecnologias e de inteligência artificial, resultando em uma maior precisão e confiabilidade das informações.
A CNT estima que o investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento corresponde a R$ 99,7 bilhões. “Continuaremos a acompanhar de perto as transformações no setor, fortalecendo a agenda de investimentos e colaborando com os setores público e privado, para que o Brasil conquiste uma rede rodoviária à altura de seu potencial e de sua população”, afirmou o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.
Dos 111.853 quilômetros avaliados de vias pavimentadas, 67.835 quilômetros correspondem a malha federal (BRs) e 44.018 quilômetros dos principais trechos estaduais. E, o levantamento, classificou as rodovias, e seu Estado Geral, como ótimo (7,5%); bom (25,5%); regular (40, 4%); ruim (20,8%) e péssimo (5,8%). Segundo a CNT, os índices indicam uma pequena melhora na qualidade geral, demonstrando que o aumento de investimentos começa a apresentar resultados, quebrando, assim, a inflexão da curva. Ela reafirma a importância de manter e intensificar os esforços de recuperação e manutenção da malha, bem como no investimento em novas vias, uma vez que só assim será possível garantir uma mobilidade mais segura e eficiente, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do País e atendendo às necessidades de uma sociedade que aspira por uma infraestrutura de qualidade.
Dentre as 10 melhores rodovias avaliadas, nove estão localizadas no estado de São Paulo, sendo que nove estão sob concessão privada.
Imagens – Divulgação
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